4ª ENTREVISTA DA SEMANA INTERNACIONAL DA SURDOCEGUEIRA

nov. 24, 2022

O aluno José Jorge Siqueira, assistido por nosso Centro de Reabilitação Visual - Instituto dos cegos, participou da live "4ª Entrevista da Semana Internacional da Surdocegueira". Relatou suas vivências, experiências e falou de sua surdocegueira.

Surdocegueira é uma deficiência singular que apresenta perdas auditivas e visuais concomitantemente em diferentes graus, levando a pessoa com surdocegueira a desenvolver diferentes formas de comunicação para entender e interagir com a sociedade. O indivíduo surdocego necessita de um atendimento educacional especializado diferente daquele destinado ao cego ou ao surdo, por se tratar de uma deficiência única com características específicas principalmente no que se refere à comunicação, à informação e à mobilidade.


A principal característica da população surdocega é a heterogeneidade. Esses sujeitos podem ser totalmente surdos e cegos, enquanto que outros podem ter resíduo auditivo e/ou visual. A surdocegueira é classificada em dois grupos: congênita, quando o indivíduo nasce com a deficiência; e adquirida, quando a pessoa nasce com perda visual ou auditiva, adquirindo outra no decorrer da vida. Em ambos os casos, há o desafio de comunicação resultando em isolamento do sujeito surdocego. Para que isso não ocorra, é importante que haja intervenção adequada levando em consideração as especificidades da surdocegueira.


Definição retirada do site:


http://www.ibc.gov.br/paas/308-conceituando-a-surdocegueira#:~:text=Surdocegueira%20%C3%A9%20uma%20defici%C3%AAncia%20singular,e%20interagir%20com%20a%20sociedade.

INSTITUTO DOS CEGOS RECEBERÁ DOAÇÃO DE BÍBLIA EM BRAILE
Por Instituto dos Cegos 24 nov., 2022
Volumes adaptados serão os únicos da cidade e região
INSTITUTO DOS CEGOS COMEMOROU 73 ANOS DE FUNDAÇÃO
Por Instituto dos Cegos 24 nov., 2022
Em um café da manhã que reuniu colaboradores e membros da diretoria, o Instituto dos Cegos comemorou no dia 01 de setembro os seus 73 anos de fundação.
Por Instituto dos Cegos 24 nov., 2022
Entrevista pela Rede Record de televisão - Balanço Geral
Mostrar mais
Share by: